Gouveia


No dia 29 de Novembro, o projecto “Uma Aventura no Mundo da Cidadania”, de Gouveia, vai juntar-se à iniciativa “Cidades para a Vida – Cidades Contra a Pena de Morte”. Esta iniciativa que a Comunidade de Santo Egídio lançou em 2002 pretende apoiar o empenho em prol do respeito pela vida e pela dignidade do ser humano e sensibilizar a cidadania sobre a urgência de eliminar esta prática desumana do panorama jurídico e penal dos Estados.
Em Gouveia, a data será assinalada na Igreja de S. Pedro a partir das 18.00 horas, com a colaboração e mensagens de alunas/os do Agrupamento de Escolas local e contando com um momento cultural e simbólico sobre o tema.
“Este momento servirá ainda para quem quiser subscrever a carta da Amnistia Internacional sobre o caso de Moses Akatugba, jovem nigeriano, preso aos 16 anos e condenado à pena de morte por assalto à mão armada - um crime que nega ter cometido. À Amnistia Internacional, Moses contou que foi torturado: foi atado e suspenso do tecto, tendo-lhe sido extraídas as unhas das mãos e dos pés”, refere a organização.
“Uma Aventura no Mundo da Cidadania” é um projecto desenvolvido pelo Grupo Aprender em Festa (GAF), em parceria com a Câmara Municipal de Gouveia e a Reencontro – Associação Social, Educativa e Cultural (Vila Nova de Tazem), financiado pelo Programa Cidadania Activa da Fundação Calouste Gulbenkian/EEA Grants, que tem objectivo promover um maior grau de consciência e de práticas de cidadania, envolvendo todas as cidadãs e cidadãos com as instituições da comunidade, de forma a reduzir desigualdades, fortalecer relações inclusivas, solidárias e intergeracionais e construir desenvolvimento com base na participação democrática.