Gouveia


Vila Nova de Tazem, no concelho de Gouveia, vai avançar com a construção do “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP”. Tendo em vista a concretização deste projecto, o município de Gouveia celebrou um protocolo com a Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, no dia 18 de Fevereiro.
A autarquia presidida por Luís Tadeu explicou que o Projecto do Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP “é relevante, único a nível nacional, e que se afirma pela sua elevada importância municipal e pública”.
Em conjunto com freguesia de Vila Nova de Tazem, o município de Gouveia irá apoiar a concretização e desenvolvimento da empreitada em 200 mil euros, “num reconhecimento e levantamento da riqueza do património local”. A Câmara Municipal de Gouveia adianta que “os valores investidos pelo município serão concedidos faseadamente: 100 mil euros serão entregues ao longo do ano de 2022, sendo os restantes 100 mil euros concedidos no momento da realização do auto de recepção provisória – início do ano de 2023”.
O Município também prestará apoio técnico e jurídico, “traduzindo-se na integração do pessoal técnico qualificado para integrar os júris dos procedimentos de contratação pública, na fiscalização e execução da empreitada, bem como na assessoria e execução dos contractos de gestão e exploração do projecto”.
O projecto do “Abrigo do Queijo Serra da Estrela DOP” surge “do reconhecimento deste produto endógeno para a actividade turística do concelho e da região – um projecto inegavelmente relevante para o Instituto de Turismo de Portugal, já que a entidade irá apoiar a empreitada em 300 mil euros”.
A autarquia de Gouveia adianta que “como o edifício que vai acolher o projecto pertence à Junta de Freguesia de Vila Nova de Tazem, caberá a este órgão “a obtenção dos valores necessários” à sua finalização, que “totalizará um investimento de 699.314,08 euros”. Recorde-se que o concelho de Gouveia faz parte da região demarcada de produção do queijo Serra da Estrela, que também abrange os municípios de Carregal do Sal, Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital, Penalva do Castelo, Seia, Aguiar da Beira, Arganil, Covilhã, Guarda, Tábua, Tondela, Trancoso e Viseu.