Floresta Segura 2024 – Fase de prevenção e sensibilização


No primeiro mês da Operação Floresta Segura, a GNR realizou 715 acções de sensibilização, tendo alcançado 14 471 pessoas, com o objectivo de evitar comportamentos de risco, a adopção de medidas de autoprotecção e uso correto do fogo, por parte das comunidades. Entre 1 de Fevereiro e 3 de Março foram efectuadas 2 859 sinalizações nas freguesias prioritárias, sendo aquelas que apresentam potencial risco de incêndio rural, registadas 206 ocorrências de incêndio e 22 contra-ordenações (14 por queimas e oito por queimadas).
Foram registados até ao momento 93 crimes, tendo sido efectuadas três detenções e identificados 13 suspeitos.
A Operação Floresta Segura decorre, até 30 de Novembro, com o objectivo de executar acções de sensibilização, de fiscalização, de vigilância e detecção de incêndios rurais, de investigação de causas dos crimes de incêndio florestal e validação das áreas ardidas, de forma a prevenir, detectar, combater os incêndios rurais e reprimir actividades ilícitas, procurando garantir a segurança das populações e a preservação do património florestal.
Nesta fase inicial, os militares encontram-se no terreno a percorrer as faixas de gestão de combustível das freguesias prioritárias, com o objectivo de se proceder à sinalização e georreferenciação dos terrenos rurais que pela sua localização apresentem potencial risco de incêndio, promovendo em simultâneo, acções de informação e sensibilização junto dos proprietários, para que realizem voluntariamente a limpeza dos terrenos até 30 de Abril de 2024, evitando que, após o dia 1 de Maio de 2024, possam encontrar-se em incumprimento.
Esta fase da operação tem como objectivo principal a prevenção com acções de sensibilização dirigidas aos cidadãos e entidades, com vista à alteração de comportamentos e à adopção das melhores práticas de segurança individual e colectiva.
A Operação Floresta Segura da GNR contribui decisivamente para uma redução significativa do número de ocorrências graves e dos impactos negativos que podem causar na sociedade.