Fornos de Algodres


“STOP ao Uso do Plástico” é a nova campanha de sensibilização do Município de Fornos de Algodres. O plástico de utilização única ou descartável está proibido, desde o dia 1 de Janeiro de 2019, nas infra-estruturas e eventos sob responsabilidade do Município de Fornos de Algodres. “Desta forma, o Executivo Camarário segue a resolução do Conselho de Ministros n.º 141/2018, publicada em Diário da República n.º 207/2018, Série I de 26 de Outubro de 2018”, explica a autarquia em comunicado. E acrescenta: “ O Executivo Camarário, para além da total proibição de plástico descartável, irá promover uma optimização de processos e privilegiar a protecção ambiental de uma forma mais sustentável, através da redução do consumo de papel e consumíveis de impressão”.
Com esta mediada ficam proibidos a aquisição ou utilização, por exemplo, de copos de plástico descartáveis para consumo de café, de água ou de outras bebidas, bem como talheres e garrafas descartáveis, nas infra-estruturas e eventos de responsabilidade do Município de Fornos de Algodres.
A autarquia refere ainda que “o consumo de água é fundamental para o equilíbrio do corpo humano e para a saúde” e por isso “foram disponibilizados dispensadores de água (pontos de enchimento de água) para todos os utilizadores terem possibilidade de encherem as suas garrafas reutilizáveis – já disponibilizadas no âmbito da campanha A Água Não Dura Sempre. Poupe-a”.
Com estas medidas o Município de Fornos de Algodres segue localmente as políticas de âmbito Nacional, contribuindo desta forma para uma transição da actual economia linear para uma economia circular. “Esta transição exige a promoção do uso eficiente de recursos, através de procedimentos e comportamentos assentes na desmaterialização, na reciclagem, na reutilização e na valorização de materiais, de forma a extrair o máximo de utilidade dos bens e equipamentos, prolongando o seu ciclo de vida e contribuindo, assim, decisivamente, para uma eficaz redução na produção de resíduos”, refere a autarquia.