Iniciativa do Municipio de Fornos de Algodres


O Município de Fornos de Algodres organiza o Biodiversity Festival, dedicado essencialmente à temática da Educação Ambiental, na Praia Fluvial da Ponte de Juncais de 19 a 21 Julho. A iniciativa investe no património natural do concelho, promovendo durante três dias um certame onde imperam a educação ambiental, a arte, a música e a biodiversidade.
O festival conta com várias actividades, em que se destaca a iniciativa “À Conversa Sobre Biodiversidade”. Esta iniciativa integra conversas abertas, residências artísticas e workshops, com os temas “III Land’Art Narciso do Mondego”, “A água que nos une”, “Um luxo de lixo” e “Urtiga, uma planta mágica, grande aliada dos solos e das plantas”.
A programação inclui também momentos musicais, com actuações da Banda Índice, no dia 19, e, no dia seguinte, é apresentado o projecto de Cultura em Rede da Comunidade Intermunicipal das Beiras e Serra da Estrela “Sintonias Serranas” e ainda o Dj Filipe Regalo. No último dia do festival, dia 21 de Julho, a animação será com o “Avô Cantigas” e a Banda Blue Gun. Para sábado, 20 de Julho, estão programadas duas caminhadas nocturnas designadas por Rotas da Biodiversidade, que partindo de dois pontos distintos do concelho, Fornos de Algodres e Vila Ruiva, terminam na Praia Fluvial da Ponte de Juncais.
“Este festival é considerado um brinde à Mãe natureza, em que se vivenciam momentos inesquecíveis que se têm vindo a afirmar como marcas identitárias do concelho”, explica autarquia.