Fornos de Algodres


O CIHAFA - Centro de Interpretação Histórica e Arqueológica de Fornos de Algodres está a realizar, durante o mês de Setembro, uma exposição sobre a Freguesia do Casal Vasco. A exposição está inserida no programa de dinamização e rotatividade de exposições temporárias e pretende incentivar os habitantes do concelho a conhecerem o CIHAFA e dar a conhecer aos visitantes o que de bom há nas aldeias.
A mostra pode ser visitada todos os dias, até ao dia 28 de Setembro, entre as 10.00 e as 13.00 horas e das 14.00 às 17.00 horas.
A Freguesia de Casal Vasco possui uma área de 6,73 km ² e tem 227 habitantes (Censo de 2011). Inclui o lugar do Ramirão e dista 5 km da sede do concelho.
“Não se sabe ao certo quando Casal Vasco foi fundado, mas a primeira documentação da existência da aldeia é uma lista de freguesias portuguesas de 1527. “Esta Freguesia, começou por ser um casal ou aglomerado de casas, que, por ter pertencido a um tal Sr. Vasco, se começou a chamar Casal de Vasco, e daí Casal Vasco”, explica a Câmara Municipal de Fornos de Algodres.