Maceira


Na aldeia de Maceira existe a Casa das Fragas, uma casa de Turismo Rural, que abriu as portas em 2015 e que é muito procurada por turistas nacionais e estrangeiros. O empreendimento turístico disponibiliza ao público três unidades de alojamento (um T2, um T1 e um T0) e tem capacidade para alojar entre 12 a 16 pessoas, pelas contas do proprietário Ricardo Aguiar. Os hóspedes também dispõem de árvores de fruto, de uma horta e de um galinheiro onde podem apanhar os legumes, as frutas e os ovos que quiserem para as refeições. Existe ainda uma área ajardinada com piscina e grelhador, onde também estão colocadas mesas para, nos meses de Verão, os clientes fazerem as refeições ao ar livre ou conviverem.
“A Casa das Fragas é procurada tanto por nacionais como por estrangeiras. No Inverno são os nacionais que vêm no fim-de-semana à Serra da Estrela, que chegam na sexta-feira e regressam no domingo. Os estrangeiros vêm mais na Primavera e no Verão e ficam entre uma a duas semanas. Os estrangeiros gostam disto, gostam do sossego e da paz. Os nacionais queixam-se muito da falta de supermercados e de outras coisas. Os estrangeiros não se queixam e gostam da tranquilidade”, referiu o empresário ao Jornal A GUARDA. Os estrangeiros que já passaram pela única casa de Turismo Rural de Maceira são oriundos de várias latitudes, “sobretudo do Norte da Europa, mas já tivemos do Japão, da Austrália, do Brasil, de Macau, do Canadá, etc.”, referiu o responsável. Segundo Ricardo Aguiar, hoje em dia as pessoas gostam de conhecer outros locais, mas alguns dos clientes da Casa das Fragas já regressaram após a primeira estadia.
Aos clientes da unidade de alojamento o proprietário costuma dar algumas sugestões de locais a visitar, mas o programa fica por conta de cada um. Ricardo Aguiar alertou que os visitantes costumam fazer percursos pedestres na área da Freguesia de Maceira, mas lamenta que os mesmos não estejam devidamente assinalados. “O que mais falta nos faz é haver percursos marcados para eles os poderem fazer. Se eles quiserem, vou com eles, mas, regra geral, querem ter a sua privacidade”. Questionado sobre o assunto, o presidente da Junta de Freguesia de Maceira, Luís Reis, informou que o levantamento dos percursos existentes está feito e “está pronto a ser aplicado num total de 12 quilómetros, em redor da Freguesia”.
No futuro, o proprietário da Casa das Fragas também pretende ampliar a oferta disponibilizada actualmente: “Como este espaço era uma padaria e existem construções, ainda temos muita coisa para fazer e espaço para criar outras unidades. Vamos também fazer um terraço para tirar partido da vista magnífica que temos”.