Figueira de Castelo Rodrigo


A CIM Beira e Serra da Estrela e Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promovem a 9 e 10 de Novembro visitas guiadas e encenadas a Escarigo, Almofala, Serra da Marofa e Colmeal.
No dia 9, às 10.30 horas “O peregrino” vai conduzir os visitantes ao património de Escarigo, com especial destaque para a Albergaria, ponto de descanso para os peregrinos que se dirigiam a Santiago de Compostela.
Durante a tarde, a partir das 16.30 horas, a Torre de Almofala vai receber uma experiência cultural em formato de rota turística. A iniciativa pretende valorizar o património e dar a conhecer a história daquele local do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
No dia 10 de Novembro, decorre uma visita encenada ao alto da Serra da Marofa, no concelho de Figueira de castelo Rodrigo, através do caminho da Via-Sacra, que será dinamizada pela personagem “O Peregrino”.
Esta actividade tem início às 10.30 horas, no cruzamento da Marofa.
No mesmo dia, às 16.30 horas, a partir da Igreja Matriz do Colmeal tem início decorre uma visita guiada e encenada a esta aldeia no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo. O percurso é orientado pela figura de Pedro Álvares Cabral que convida os visitantes a conhecer uma terra que, depois de décadas de abandono, foi restaurada e convertida em aldeia turística.