Inauguração dos Lares de Idosos


No dia 20 de Agosto, o Ministro da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares, esteve no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, onde inaugurou as novas instalações dos Lares de Idosos de Vale de Afonsinho, Reigada e Vermiosa.
“A inauguração de três Lares de idosos no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, que já se encontravam em funcionamento há alguns meses, não pode deixar de ser motivo de regozijo e alegria para todos quantos vêm usufruindo dos serviços daquelas instituições, para todos quantos se empenharam na sua concretização e para todos quantos contribuíram e possibilitaram a sua conclusão”, refere a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo em comunicado.
Para a autarquia, os Lares de Idosos de Vale de Afonsinho, Reigada e Vermiosa, “são importantes equipamentos de prestação de serviço de apoio social às populações idosas e/ou com doença das respectivas localidades e do concelho”. E acrescenta: “Além de permitirem uma maior e melhor cobertura no atendimento às populações carenciadas, possibilitam também a ocupação e emprego de algumas dezenas de trabalhadores, pelo que o Município se empenhou física, social e financeiramente na sua conclusão, sendo a par do Estado, o melhor parceiro destas instituições facto realçado pelo senhor Ministro [da Solidariedade, Emprego e Segurança Social, Pedro Mota Soares]”.
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo, presidido por Paulo Langrouva, que também esteve presente na inauguração dos três equipamentos sociais, refere na nota que se congratula “pela visita do senhor Ministro, pelo empenho dos órgãos sociais das respectivas instituições, pela promoção de emprego que estas possibilitam e, mais importante, pelo atendimento adequado e especializado de que vão beneficiar os utentes destes Lares”.
A Associação de Desenvolvimento de Vale de Afonsinho, instituição particular de solidariedade social fundada a 30 de Dezembro de 2005, inaugurou as instalações da Estrutura Residencial para Pessoas Idosas e Serviço de Apoio Domiciliário. A capacidade do novo equipamento social está distribuída por quartos de casal, quartos duplos e quartos triplos, todos com casas de banho privativas. Existe ainda, um ginásio, uma sala de reflexão espiritual, uma sala de convívio, uma sala de leitura, uma biblioteca, sala de visitas, gabinete médico/enfermagem/fisioterapia, lavandaria e cozinha, além de todos os espaços legalmente exigidos. O Centro de Solidariedade Social da Reigada cortou a fita do novo edifício do Lar de Idosos. O novo equipamento está dotado de 14 quartos, sendo 11 duplos e três individuais. O Lar de Idosos tem capacidade para acolher um total de 28 utentes naquela valência, 10 idosos em Centro de Dia e 15 na valência de Serviço de Apoio Domiciliário. Por fim, a Associação Cultural, Social e de Melhoramentos da Vermiosa inaugurou um Lar de Idosos que está dotado de excelentes condições para acolher e apoiar os seus utentes.