Figueira de Castelo Rodrigo


De 20 a 25 de Abril, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo promove, na Casa da Cultura, a “Semana do Livro e das Artes”.
A “Semana do Livro e das Artes” apresenta-se como um evento multicultural e artístico de referência, tendo como objectivo o desenvolvimento de hábitos de leitura nas famílias e na população em geral, bem como a aproximação das pessoas às diversas formas de artes inseridas no cartaz, criando oportunidades, fomentando um contacto directo dos cidadãos com os diversos tipos de arte.
A semana contempla a Feira do Livro, que vai funcionar diariamente na Casa da Cultura, e conta ainda com actividades bastante diversificadas, entre as quais a realização de encontros com escritores, apresentações de livros, peças de teatro de diversas temáticas, fado, arte urbana, atelieres de pintura e ainda um concurso de poesia.
A inauguração da Semana do Livro e das Artes tem lugar no dia 20 de Abril, pelas 18.00 horas, na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo.
No dia 21, no auditório da Casa da Cultura, entre as 10.00 e as 14.00 horas, terá lugar um encontro dos alunos do 3.º ciclo do ensino básico e ensino secundário com o escritor José Rodrigues.
No dia 23, às 15.00 horas, na Biblioteca Municipal, realiza-se a actividade “A Bagagem do Viajante”, uma conversa com Elsa Ligeiro, baseada nas crónicas de José Saramago.
Às 15.30 horas, também na Biblioteca Municipal, haverá a sessão de apresentação do livro “Pensar o Interior”, da autoria de Dulcineia Catarina Moura, natural da Guarda, com doutoramento em Economia pela Universidade da Beira Interior e coordenadora executiva da Associação de Desenvolvimento Regional Territórios do Côa (que tem como associados os municípios de Penamacor, Sabugal, Almeida, Pinhel, Trancoso, Mêda e Figueira de Castelo Rodrigo).
No dia 24, às 15.30 horas, na Casa da Cultura, acontece a primeira edição do concurso “Escreve um Poema ...”.
A “Semana do Livro e das Artes” de Figueira de Castelo Rodrigo termina no dia 25, com um programa que inclui uma sessão comemorativa do 48º aniversário do 25 de Abril, às 10.45 horas, no Salão Nobre da Câmara Municipal. Da programação desse dia também faz parte uma visita à pintura mural “Liberdade” (por Desy Ysed, 16.30 horas) e o espectáculo “Primeira Vez”, comédia de improviso com Telmo Ramalho, Pedro Luzindro e Pedro Miguel Silva, às 17.00 horas, no auditório da Casa da Cultura.