Figueira de Castelo Rodrigo


O Encontro Nacional de ONGs de Ambiente, a realizar em Figueira de Castelo Rodrigo, vai juntar organizações para debater e definir uma estratégia comum para a conservação em alterações climáticas.
Esta iniciativa é organizada pela Reserva da Faia Brava/ATN e está marcado para os dias 25 e 26 de Fevereiro e vai desenvolver uma acção conjunta entre todas as organizações que trabalham na defesa do ambiente e das alterações climáticas.
O encontro tem como tema “Ambiente e(m) Alteração Climática. Que Futuro?” e vai servir para a divulgação de iniciativas próprias, de partilha de realidades, bem como para a sinalização das dificuldades e dos desafios que estas organizações enfrentam em conjunto.
O evento, que contará com a presença de Geert Bukkems, cofundador da Climate Change Academy, como convidado internacional, terá ainda como objectivo final sintetizar uma posição conjunta destas organizações a ser divulgada ao país.
Em comunicado, a Reserva da Faia Brava/ATN - Associação Transumância e Natureza - considera que “nestes tempos de ameaça global, é imperativo desenvolver uma acção conjunta na preservação do ambiente” e que “os enormes desafios que a conservação enfrenta devem ter uma estratégia comum”.
A Associação
Lembra que “a natureza e biodiversidade encontram-se em risco mundial. Atividades humanas que resultam na destruição dos habitats, extinções em massa, poluição, contaminação de águas e solos, entre outras, juntam-se às alterações climáticas e aos eventos extremos, numa situação que se agrava a cada ano”.
Partilhar os riscos identificados pelas organizações, as reivindicações para uma actuação activa no apoio às ONGAs, bem como as dificuldades na implementação de planos de acção no combate e/ou mitigação das alterações climáticas, serão trabalhos deste encontro.
A Reserva da Faia Brava é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) com mais de 20 anos e foi pioneira no reconhecimento da primeira Área Protegida Privada de Portugal.
São mais de 1000 hectares dedicados exclusivamente à conservação da natureza e de elevada importância para as aves rupícolas que escolhem o Vale do Côa para nidificar.
Integrada na maior mancha de sobreiral do distrito da Guarda e no Parque Arqueológico do Vale do Côa - Património Mundial da UNESCO - a Faia Brava possui um importante legado cultural e natural que pretende preservar.
No lugar é possível observar espécies como o grifo, o britango, a águia-de-bonelli ou a águia-real, o corço, o javali, o texugo, o sardão ou a cobra-de-escada.