Figueira de Castelo Rodrigo


Estão abertas as inscrições para a Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo, que terá lugar de 6 a 9 de Julho de 2023. Esta iniciativa evocará uma das batalhas mais importantes da Guerra da Restauração da Independência, ocorrida a 7 de Julho de 1664, que opôs a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma vitória portuguesa que se tornou parte marcante da nossa história.
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo explica que “durante quatro dias, os visitantes serão transportados para um período de coragem e bravura, onde a grandeza de Portugal estava em jogo”. E acrescenta: “A Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo promete uma experiência emocionante, repleta de animação, recriações e actividades que transportarão os visitantes para o séc. XVII”.
No dia 6 de Julho, as atenções estarão voltadas para a aldeia de Mata de Lobos, onde se encontram os campos históricos da Salgadela. A partir do dia 7 de Julho, as actividades decorrem na Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo. Ruas de pedra, muralhas imponentes e construções históricas servirão de pano de fundo para uma jornada no tempo.
Os expositores, associações, mercadores, artífices, artesãos e outros artistas que se queiram juntar a esta comemoração podem fazer a inscrição até ao dia 23 de Junho, na Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo ou no site da autarquia.