Figueira de Castelo Rodrigo


Figueira de Castelo Rodrigo vive a festa da “Rainha da Amendoeira em Flor” nos fins-de-semana de 23 a 25 de Fevereiro e de 1 a 3 de Março. Para assinalar a época das amendoeiras floridas que se estendem ao longo das diversas paisagens do território de Ribacôa, a autarquia preparou uma mostra e venda de produtos endógenos e artesanato, bem como actividades musicais, desportivas e culturais nos dois fins de semana. O evento vai decorrer numa estrutura amovível coberta, preparada para o efeito, no recinto da Feira. O Município preparou um programa repleto de actividades para receber todos os visitantes. Os espectáculos musicais contam com artistas de renome nacional, dos quais se destaca a actuação de David Carreira, Tiago Silva, Santa Maria e Banda Lusa, sem esquecer os artistas e bandas locais, como a Renovação3, Rilufe, organista Beto, Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior.
Na vertente cultural e desportiva o destaque vai para a Caminhada da Amendoeira em Flor, a prova de BTT, o 13º Raid TT, os jogos tradicionais, a actuação de Pauliteiros, de Ranchos e Gaiteiros. Para os mais novos haverá novidades no “Zumba Kids” e o “Tik Tok Dance”.
Destaque também para a “Feira do Almendro”, em Barca D’Alva, no dia 3 de Março. Uma feira transfronteiriça que junta milhares de portugueses e espanhóis.
“Reconhecido como um dos cartazes mais antigos da região, tendo a primeira iniciativa decorrido em 1941 (faz este ano 83 anos), a “Rainha da Amendoeira em Flor” tem como objectivo a promoção e valorização do património natural, dos produtos regionais e das tradições do concelho”, explica o Municipio de Figueira de Castelo Rodrigo.