Figueira de Castelo Rodrigo


Castelo Rodrigo será palco do StixCamp 2019, entre os dias 28 e 30 de Junho, um evento internacional bi-anual que vai já na 3ª edição e que pretende construir estratégias colaborativas para o desenvolvimento de comunidades locais através da ciência, cultura e educação. O StixCamp 2019 nasce de uma parceria entre a Plataforma de Ciência Aberta - Município de Figueira de Castelo Rodrigo, a Universidade de Leiden, a Rewilding Portugal e a Associação Transumância e Natureza, e juntará investigadores, artistas, ambientalistas, educadores, empreendedores sociais e viajantes de aventura.
Sob o tema “Desenvolvimento Comunitário Através da Ciência e das Artes”, o StixCamp 2019 tem como objetivo juntar a ciência e as artes numa partilha de experiências e práticas comunitárias que podem constituir fatores-chave fundamentais para o desenvolvimento local. O StixCamp 2019 decorrerá na aldeia histórica de Castelo Rodrigo, vencedora das 7 Maravilhas de Portugal na categoria de Aldeia Autêntica.
O primeiro dia, 28, contará com atividades diversas, iniciando com uma conversa com a norte-americana Kathleen Shafer. Seguir-se-á um painel sobre Astroturismo com o astrofísico figueirense Pedro Russo da Universidade de Leiden, Holanda, a dupla de japoneses, Hidehiko Agata e Eisuke Tachikawa e com Áurea Rodrigues, investigadora. Da parte da tarde, acontecerá uma reflexão sobre a realidade e as potencialidades locais, à qual se seguirá Tiago Costa da Agência de Viagens de Aventura NOMAD de Portugal, bem como um World Café para o lançamento e definição das primeiras ideias.
No dia 29 está previsto um passeio de exploração à Faia Brava, única reserva privada nacional, e no período da tarde terão lugar conversas com Veronika Liebl, coordenadora do Festival internacional Ars Electronica, Áustria, e com João Ribas, antigo diretor do Museu de Serralves. Para o último dia, que acontecerá no edifício da Plataforma de Ciência Aberta, em Barca D’Alva, ficam reservadas as conclusões do evento, bem como a apresentação e discussão das ideias resultantes dos três dias deste encontro de experiências.