Figueira de Castelo Rodrigo


“É cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores” é a nova aposta do município de Figueira de Castelo Rodrigo criado com o propósito de divulgar e valorizar os produtos endógenos, bem como os produtores do concelho.
Trata-se de um ciclo de evento que consiste num conjunto de certames dedicados à agricultura, pecuária, caça e transformação de produtos, tendo como objectivo estimular a economia local e reavivar o sentimento de pertença ao concelho e à região, no que diz respeito aos produtos da terra.
A feira será realizada mensalmente, começando no dia 16 de Dezembro, tendo lugar sempre no Mercado Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, onde decorreu a apresentação pública. A autarquia explica que “uma das características deste evento é a ênfase na cooperação das Juntas de Freguesia locais, na coordenação e divulgação dos produtos e produtores das suas próprias freguesias”.
Este ciclo de eventos culminará com a realização da Feira Agrícola Transfronteiriça, que promete uma experiência ainda mais enriquecedora, valorizando agricultura e os produtos de ambos os lados da fronteira.
Em cada mês, a Feira apresentará quatro seções distintas, criando uma experiência única para os visitantes. A Praça: uma zona de venda de produtos endógenos, provenientes de explorações agrícolas e pecuárias do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo; O Produto Rei: uma área dedicada à exposição, venda, degustação e demonstração de um produto ou conjunto de produtos em destaque a cada mês; Além Fronteiras: uma zona de exposição e venda de produtos endógenos das províncias raianas espanholas, com foco no Produto Rei do mês; E as Tasquinhas: uma zona de refeições, com destaque para pratos que tenham como base o Produto Rei do mês, a cargo das associações do concelho.
O ciclo de eventos “É cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores” é um esforço conjunto para celebrar a riqueza do concelho, destacar os produtos locais e criar um ambiente único para compradores, visitantes e entusiastas da gastronomia, estando a organização e a promoção a cargo do Município de Figueira de Castelo Rodrigo.