Figueira de Castelo Rodrigo


O REACT MORE - Projecto Acção de Reflorestação e Combate à Desertificação de Moreirolas, vai desenvolver uma acção de sensibilização enquadrada na temática da desertificação, no dia 30 de Outubro, em Figueira de Castelo Rodrigo. O início dos trabalhos está programado para as 10.30 horas, no largo Dr. Vilhena.
A Jornada Itinerante “REACT MORE: Da desertificação à valorização da floresta” contará com a presença de diversos investigadores da Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro e do Instituto Politécnico de Bragança, assim como representantes de empresas ligadas ao sector da cortiça e do aproveitamento da bolota. Estarão igualmente presentes os promotores do projecto José Gaspar (Presidente da Florestgal), Carlos Fonseca (CTO do CoLAB ForestWISE), Armando Pacheco (Secretário Técnico da APATA) e Carlos Condesso (Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo).
O REACT MORE mobiliza nesta acção os representantes do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas, diversos presidentes de juntas de freguesia do município, entre outras entidades e organizações comprometidas com o estudo do fenómeno da desertificação, das alterações climáticas, da valorização da floresta e do desenvolvimento sustentável do espaço rural. A jornada constará de uma visita conjunta a diversos locais no Município de Figueira de Castelo Rodrigo, onde serão observadas boas e más práticas florestais que podem contribuir para mitigar ou aumentar os efeitos da desertificação. O evento decorrerá num formato itinerante e culminará num workshop sobre o aproveitamento e valorização de produtos locais associados à floresta na gastronomia.