Figueira de Castelo Rodrigo


Na terça-feira, dia 25 de Agosto, foi inaugurado o novo edifício do Centro de Saúde de Figueira de Castelo Rodrigo, com a presença do Secretário de Estado Adjunto do Ministro da Saúde, Fernando Leal da Costa. No entanto, o novo equipamento, situado na Avenida Francisco Sá Carneiro, em frente do complexo das Piscinas Municipais, começou a funcionar no dia 21 de Agosto.
A obra custou cerca de 590 mil euros e foi comparticipada em 70% pelos fundos do QREN. A restante verba, bem como a aquisição de novos equipamentos resultam do esforço financeiro da Unidade Local de Saúde (ULS) da Guarda. O novo edifício, que substituiu as antigas instalações da Misericórdia local, possui três gabinetes de consulta médica, três de enfermagem, um gabinete polivalente (Psicologia, Nutrição, Fisioterapia e Saúde Ambiental), uma sala de espera, um gabinete para SO e outro para SAP. “As novas instalações representam mais conforto e comodidade para os utentes, optimizando-se as condições de trabalho dos seus profissionais”, segundo a ULS da Guarda.
A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Paulo Langrouva, considera que o novo Centro de Saúde “era uma necessidade e um sonho que passou da promessa à realidade”. A autarquia recorda que “foram dez longos anos de espera que hoje terminam, mas não termina a necessidade de ver preenchidas as vagas de médicos de família que tanta falta faz a toda a população. É uma lacuna que o executivo, atento a esta necessidade está a minimizar com a implementação do novo Cartão de Saúde Figueira Saudável”.