No dia 7 de Julho, a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai assinalar os 350 anos da Batalha de Castelo Rodrigo – Batalha da Salgadela, uma cerimónia que conta com a presença do General Ramalho Eanes, em representação do Presidente da República.


A cerimónia começa, às 10.00 horas, com o hastear da bandeira, nos Paços do Concelho.
Às 17.00 horas, no Pavilhão dos Desportos, terá lugar a sessão solene da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. Depois da saudação do presidente da Câmara, Paulo Lougrouva, haverá uma conferência pelo Professor Rafael Valladares, da Universidade Complutense de Madrid, uma comunicação do Chefe do Estado Maior do Exército e o encerramento pelo General Ramalho Eanes.
No final da cerimónia terá lugar, à entrada do Pavilhão dos Desportos, o descerramento da primeira pedra do Centro de Interpretação da Batalha.
Às 19.00 horas, em Mata de Lobos, no Campos da Salgadela, haverá a cerimónia no Padrão da Batalha com homenagem aos combatentes, hastear da bandeira nacional, colocação de ramo de flores e inauguração de painéis reproduzindo o texto das faces do monumento e explicando a Batalha.
A cerimónia termina com um concerto da Banda Militar do Exército, às 21.00 horas.
A batalha de Castelo Rodrigo desferiu-se a 7 de Julho de 1664, no lugar da Salgadela, freguesia da Mata de Lobos, no termo do concelho de Castelo Rodrigo (daí o nome alternativo por que é conhecida - batalha da Salgadela) e onde se encontra um padrão comemorativo.