Figueira de Castelo Rodrigo


A festa da amendoeira em flor em Figueira de Castelo Rodrigo volta a ser um dos pontos altos da chegada da Primavera, sendo este ano comemorada de 24 a 26 de Fevereiro e de 3 a 5 de Março.
Desde 1941 que a “Rainha da Amendoeira em Flor” festeja a época das amendoeiras floridas, que anualmente se estendem ao longo do território Figueirense.
A autarquia explica que “depois do sucesso da edição do ano passado, a localização do certame irá continuar a ser o recinto da Feira, numa estrutura amovível coberta, preparada para o efeito e com todas as condições para acolher expositores, visitantes e diversas actividades”.
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo planeou diversas actividades e eventos para assinalar a floração das amendoeiras. A mostra e venda de produtos endógenos e artesanato vai estar lado a lado com actividades musicais, desportivas e culturais que irão dinamizar o concelho nos dois fins-de-semana.
O evento deste ano apresenta um programa musical do qual fazem parte artistas de renome da música popular portuguesa, havendo também uma aposta nos artistas e bandas locais. Os destaques musicais vão para as actuações de Miguel Azevedo (24 de Fevereiro), Némanus (25 de Fevereiro), Jorge Guerreiro (3 de Março) e Toy (4 de Março),
Quanto à vertente desportiva e cultural, estão programados jogos tradicionais, a caminhada da amendoeira em flor, o 12.º Raid TT, uma prova de BTT e a presença do Grupo Etnográfico do Sabugal e do Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior.
Os mais novos poderão também contar com o “Zumba Kids” e o “Tik Tok Dance”, que celebram o seu primeiro aniversário com algumas novidades. Aliada à festa da amendoeira em flor, irá realizar-se a habitual Feira do Almendro, em Barca D’Alva, uma feira transfronteiriça que junta portugueses e espanhóis, numa tradição que é assinalada sempre com a plantação de uma amendoeira.