Figueira de Castelo Rodrigo


Figueira de Castelo Rodrigo vive a Festa da Amendoeira em Flor de 23 a 25 de Fevereiro e de 1 a 3 de Março, com um programa recheado de espectáculos musicais, actividades desportivas, culturais e as tradicionais tasquinhas.
A autarquia, presidida por Carlos Condesso, explica que “os campos cobertos pelas amendoeiras em flor são um cartaz turístico atractivo desta região, marcado pela cultura, tradição e hospitalidade, que nesta altura do ano recebe milhares de turistas, oriundos de vários pontos do país e da vizinha Espanha, com o objectivo de desfrutarem da paisagem única proporcionada pelo colorido das amendoeiras em flor”. As actividades acontecem no recinto da feira, complementado com uma tenda. Os espectáculos musicais contam com a presença de David Carreira, Tiago Silva, Santa Maria e Banda Lusa, e os artistas e bandas locais, como a Renovação3, Rilufe, organista Beto, Grupo de Cavaquinhos e Cantares da Academia Figueira Sénior.
Na vertente cultural e desportiva o destaque vai para a Caminhada da Amendoeira em Flor, a prova de BTT, o 13º Raid TT, os jogos tradicionais, a actuação de Pauliteiros, de Ranchos e Gaiteiros. Para os mais novos haverá novidades no “Zumba Kids” e o “Tik Tok Dance”.
Neste evento, destaca-se ainda a habitual “Feira do Almendro”, em Barca D’Alva, no dia 3 de Março. Uma feira transfronteiriça que junta milhares de portugueses e espanhóis.