Figueira de Castelo Rodrigo vai receber, nos dias 19 e 20 de Julho, a 16.ª edição do Slalom de Castelo Rodrigo,

onde a organização espera receber milhares de pessoas para assistirem à dupla jornada da prova a pontuar para o Troféu Nacional de Perícias. O evento deste ano conta ainda com mais velocidade, uma vez que integra a realização de uma nova Super Especial.
Na conferência de imprensa de apresentação da prova rainha do Slalom, realizada na quarta-feira, dia 10 de Julho, nas instalações do concessionário BMW - Matos & Prata, na Guarda, Luís Celínio, presidente do Clube Escape Livre, anunciou que a prova vai bater “todos os recordes em termos de pilotos”. “Nas últimas provas temos tido cerca de 30 e, este ano, apontamos para mais de 40 pilotos e, possivelmente, temos meia centena de pilotos em Figueira de Castelo Rodrigo”, entre eles António Alexandre, Carlos Rosendo e outros campeões nacionais. A prova poderá ser determinante para o desempate de dois pilotos - Jorge Almeida e Hugo Ribeiro - que neste momento ocupam o primeiro lugar da classificação ex-aequo, pelo que se prevê uma competição apertada e um grande espectáculo de Slalom.
A novidade deste ano é a Super Especial, na qual qualquer dos inscritos no Slalom pode também participar. Trata-se de uma prova de velocidade, sem peões, com duas voltas na pista do Estádio Municipal de Figueira, aberta a todos os pilotos interessados, que se desenrola no sábado, a partir das 16.00 horas. Segue-se o desfile e a exposição de viaturas no Largo Serpa Pinto, antes de novo regresso ao Estádio Municipal para o início da prova nocturna de Slalom, às 21.00 horas. Para causar ainda mais emoções positivas no público, a organização, a cargo do Clube Escape Livre, em colaboração técnica do Slalom Clube de Portugal, a parceria da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo e o apoio do Turismo Centro de Portugal, adiciona à perícia habitual dos pilotos, em ambos os dias e logo após as provas, duas grandes exibições de Drift pela mão de Vítor Mota, ao volante do BMW da equipa Always Drift Team (ADT). No domingo, a prova decorre junto à Avenida Sá Carneiro, a partir das 13.30 horas. Às 17.00 horas haverá novo espectáculo de Drift.
Luís Celínio referiu na ocasião que a organização da prova nacional espera, “uma vez mais, contribuir para que a região da Guarda e nomeadamente o concelho de Figueira sejam de novo, não apenas motivo de visita e satisfação por parte do público, como de continuidade no erguer da bandeira de prova rainha do campeonato de Slalom”.  “A conjugação da beleza paisagística e arquitectónica de um território com enorme potencial turístico, aliada à destreza, rapidez e velocidade impostas por pilotos profissionais envolvidos numa prova de perícia e velocidade, só pode, na nossa modesta opinião, redundar num evento de verdadeiro sucesso e emoção”, disse Paulo Langrouva, presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo. O autarca disse que o evento desportivo é mais uma via para “a atracção do elevado fluxo de visitantes ao nosso concelho que acolhemos de braços abertos”, por isso, assegurou que o executivo que lidera “tem todo o interesse em manter esta iniciativa de grande importância para o concelho”.