Figueira de Castelo Rodrigo


A Carb leva a cena, em Figueira de Castelo Rodrigo, num cenário com tradição cultural, uma criação teatral a partir da obra de Miguel Torga com encenação de Miguel Fonseca e participação de um elenco amador local.
O espectáculo está marcado para 15 (21.30 horas) e 16 de Dezembro (16.30, 19.00 horas), no Ginásio Clube Figueirense e tem lotação limitada a 50 lugares.
Nesta compilação de contos de Miguel Torga (14 no total), não existe uma distinção entre o humano e o animal, entre o ser racional e o ser que vive do instinto. Personificados ao máximo na sua “animalidade”, os animais assumem almas quase humanas e os seres humanos descobrem-se na sua bestialidade. Torga mostra-nos os sentimentos (medos, alegrias, vontades e desejos) de touros (Miura), insectos (Cega-Rega), cães (Nero) e gatos (Mago), entre outros. Mas também os homens e mulheres que se desumanizaram (Madalena, Jesus, Senhor Nicolau), que perderam a sua capacidade de pensar, de agir conforme a sua índole, têm espaço para “falar” e inserem-se no mesmo molde. Bichos somos todos, afinal, quando a vida chega a um ponto em que deixa de fazer sentido para a razão que conhecemos.