Figueira de Castelo Rodrigo


Está a decorrer em Figueira de Castelo Rodrigo o 6º Congresso de Comunicação de Ciência - SciComPT 2018, este ano organizado em parceria pela Rede SciComPT, pela Plataforma de Ciência Aberta e pelo Município de Figueira de Castelo Rodrigo.
Este ano os temas do Congresso são a participação e inclusão, com algumas das sessões focadas em “Ciência e Cidadania”, “Educação Inclusiva” ou “Relação com outros públicos.”
Durante o congresso a sustentabilidade e a promoção dos produtos locais estarão sempre presente. Não serão atribuídos sacos aos conferencistas, que poderão adquirir taleigas (um tipo de saco de pão), produzidos pelos Lares e Academia Sénior da região, a partir de desperdício de tecido. Não haverá copos de plástico, sendo atribuída uma caneca de alumínio a cada participante, que poderá comprá-la ou devolvê-la no final do congresso. Não haverá os normais blocos de notas, sendo substituídos por folhas de rascunho. E a sessão de posters será partilhada com uma mostra de produtos e projectos locais.
Um dos ex-libris desta conferência será o lançamento de uma edição especial de cerveja artesanal SciComPT, uma colaboração entre o Cantinho Café, em Castelo Rodrigo, e a Cervejeira Dois Corvos. Esta cerveja vai fazer parte da iniciativa #cervejacomcausas, com 0,10 euros da venda de cada cerveja a contribuir para um projecto de desenvolvimento local.
O congresso começou ontem, 10 de Outubro e termina amanhã, 12 de Outubro.