Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo procedeu ao lançamento oficial do concurso internacional para adjudicação do Seguro de Saúde Municipal “Figueira Saudável”, criado devido à carência no ramo da saúde que se faz sentir no concelho.
O seguro estará ao dispor de todos os munícipes sem qualquer custo, sendo que as consultas agendadas serão realizadas no prazo máximo de 7 dias, numa das redes clínicas que diste no máximo 160 km da sede do concelho. O Seguro de Saúde Municipal não contempla internamentos nem cirurgias. Com esta medida, a autarquia espera ajudar o concelho “a ter acesso a mais e melhores cuidados de saúde”.
O Seguro de Saúde Municipal “Figueira Saudável” é uma iniciativa inovadora e pioneira, que procura zelar pelos interesses e bem-estar geral dos munícipes. Segundo a autarquia, presidida por Paulo Langrouva, não tem como objectivo “substituir o Sistema Nacional de Saúde, mas sim, exercer uma função de complementaridade”. O concelho tem actualmente cerca de 9.290 habitantes, mas, pelas contas da autarquia “mais de um terço dos residentes” não tem médico de família.
Após a publicação do concurso público internacional no jornal oficial das comunidades, segue-se o prazo de 47 dias para as seguradoras e empresas da área da saúde apresentarem as suas propostas. “Será escolhida a proposta economicamente mais vantajosa”, com base em critérios relacionados com o preço e com a sua qualidade, indicou Paulo Langrouva.
A entrada em vigor do novo serviço de saúde prestado à população, que tem um custo anual de 300 mil euros para a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, poderá acontecer em Junho deste ano.