Figueira de Castelo Rodrigo


O ciclo de eventos “É Cá da Terra – Feira de Saberes e Sabores”, promovido pelo município de Figueira de Castelo Rodrigo começa este sábado, 16 de Dezembro, com abertura oficial prevista para as 12.00 horas.
O evento vai decorrer no Mercado Municipal da Vila e esta primeira edição tem como produtos Rei, o Pão, a Pastelaria e os Doces Regionais.
A gastronomia tem também um papel de destaque nesta primeira edição, e estará a cargo Associação “O Janeirinho” e da Secção Desportiva e Recreativa dos Bombeiros Voluntários Figueirenses, cujas iguarias que vão dar a conhecer, passam pela confecção de migas de peixe, torradas de azeite, bifanas à moda Janeirinho, entre outros produtos confeccionados à base do Pão. Ao longo do dia haverá ainda Showcooking de biscoitos de Escalhão, Crepes sem glúten e recheios saudáveis, bolinhos de azeite, filhoses e tarte de requeijão.
O evento conta ainda com animação musical, onde se destacam as actuações dos Gaiteiros da Póvoa, do Rancho Folclórico do Centro Cultural da Guarda e do Coro da Academia Sénior.
Este ciclo de eventos, que vai acontecer uma vez por mês, foi criado e planeado com o propósito de divulgar e valorizar os produtos endógenos, bem como os produtores do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
Esta iniciativa é também um esforço conjunto para valorizar os produtos agrícolas e para celebrar a riqueza do concelho, destacando os produtos locais, criando um ambiente único para compradores, visitantes e entusiastas da gastronomia.