Vermiosa | Figueira de Castelo Rodrigo


A Casa das Castas, localizada em Vermiosa, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo está em Booking.com (uma plataforma on-line através da qual todos os tipos de acomodação temporária podem publicitar os seus quartos para reserva e os visitantes do website podem efectuar tais reservas) desde 5 de Maio de 2015, onde é classificada como “excepcional”, com 9,7 pontos, numa escala de 1 a 10.
Esta Casa de Campo - turismo em espaço rural - na vertente de enoturismo, surgiu quando o casal Miguel Santos e Ana Bolota decidiu recuperar um edifício, com características tradicionais, pertencente à família, desde sempre, ligado à vinha e ao vinho. “A casa era da avó da Ana”, explicou Miguel Santos, ao Jornal A GUARDA.
A vinha situada na Quinta da Torre (Castelo Rodrigo), próxima da Torre de Aguiar (Almofala), inspirou o nome da empresa COBELCOS – VINHOS E TURISMO, LDA, criada em 2009, com o objectivo de desenvolver a actividade de vitivinicultura, comercialização de produtos agrícolas, produtos regionais e artesanato, bem como a actividade de turismo em espaço rural.
A Casa das Castas abriu em Maio de 2015 e é composta por oito quartos duplos (um dos quais adaptado para mobilidade condicionada). Miguel Santos referiu que “os nomes dos quartos foram inspirados nas castas tradicionais como a Touriga, Arinto, Mourisco, Tinto Cão, Moscatel, Síria, Sousão e Malvasia”.
Ao longo de um ano de funcionamento, já passaram pela casa hóspedes de Portugal, Espanha, Inglaterra, França, Islândia, Brasil, Nova Zelândia, Estados Unidos e outros países. Em forma de balanço, Miguel Santos disse que “os ocupantes da casa são 50% portugueses e 50% estrangeiros, essencialmente ligados à Rota das Aldeias Históricas e turismo de Natureza – Rota do Vale do Côa”.
Em relação às épocas de maior ocupação, Ana Bolota explicou que “as pessoas aproveitam mais o fim-de-semana e as épocas de passagem de ano e Páscoa”. E acrescentou: “Quando há feriados em Espanha também recebemos muitos espanhóis”.
A pensar no bem-estar dos hóspedes, a Casa das Castas programa actividades relacionadas com as vindimas, pisar das uvas, prova de vinhos, poda das vinhas e jantar vínico (entrada, sopa, prato principal e sobremesa a harmonizar com quatro vinhos da Casa das Castas).
Miguel Santos considera que a Casa das Castas está a ser uma boa aposta. “É sempre complicado fazer render um projecto desta natureza nesta zona, mas estamos com uma boa taxa de ocupação”. E acrescentou: “Estamos longe de tudo e com as portagens notamos ainda mais o isolamento”.
Na vitivinicultura, a COBELCOS – VINHOS E TURISMO, LDA detém cerca de 30 hectares de vinha localizadas na Vermiosa e em Castelo Rodrigo. As principais castas que vinifica são Touriga Nacional, Touriga Francesa, Tinta Roriz, Sousão, Alicante Bouschet, Rufete, Síria, Malvasia Fina, Fonte Cal e Riesling. As vinhas, que sempre foram da família, têm entre 3 a 90 anos.
A procura dos vinhos da COBELCOS – VINHOS E TURISMO, LDA “tem sido boa”. Miguel Santos referiu que a empresa não trabalha com as grandes superfícies, preferindo “as garrafeiras, lojas e mercados mais pequenos”. Considerou a colheita de 2011 “como a melhor” e a que se aproxima mais “é a de 2015”.
Olhando para futuro da vitivinicultura, Miguel Santos acredita que “quando o sector do vinho português for reconhecido a nível mundial, o preço do vinho vai aumentar”. Explicou também que a próxima aposta da empresa Cobelcos será o sector do azeite.