Figueira de Castelo Rodrigo


O Cartão Saúde Figueira Saudável, que está em vigor no Município de Figueira de Castelo Rodrigo, registou até ao dia 15 de Fevereiro deste ano a adesão de 4.787 pessoas. De acordo com a Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo, presidida por Paulo Langrouva, os dados foram avançados no dia 22 de Fevereiro, quando se realizou a primeira reunião da Comissão de Acompanhamento do Cartão de Saúde Figueira Saudável, deste segundo ano de vigência. Segundo a autarquia, registou-se um “aumento de 9% de número de aderentes”, estando contabilizados um total de 4.787 aderentes. Os dados apurados referem ainda: três médicos residentes ao serviço dos munícipes; número de consultas agendadas - 880; aumento de 6% de consultas realizadas de Dezembro 2016 para Janeiro de 2017; número de consultas de especialidade prescritas - 155; exames de diagnóstico realizados - 718; número de análises - 4.061; transportadas 426 pessoas em 56 dias úteis.
No Top 4 de consultas de especialidade encontram-se: Oftalmologia - 46%; Medicina Interna - 6%; Neurologia - 6%; Otorrinolaringologia - 6%.
O Cartão Saúde Figueira Saudável possibilita acesso gratuito a serviços de saúde aos atuais cerca de 6.260 habitantes do concelho. “Um serviço gratuito, que envolve as consultas de Clínica Geral, de especialidades, e também os serviços de apoio aos nossos munícipes. Inclui, naturalmente, o transporte para a rede de clínicas que estão envolvidas”, explicou o presidente da autarquia, Paulo Langrouva, quando o projecto foi lançado.