Figueira de Castelo Rodrigo
O Municipio de Figueira de Castelo Rodrigo vai requalificar e criar novos espaços verdes na sede do concelho. Esta medida vai ser possível graças à aprovação da candidatura ao projecto “Rearborização de espaços verdes e criação de ilhas-sombra em meio urbano”, com um valor de cerca de 75 mil euros.
A autarquia presidida por Carlos Condesso considera que “com esta aprovação, vai ser possível requalificar todos os espaços verdes presentes no Largo Serpa Pinto e no Largo Mateus de Castro, uma alteração que irá garantir uma maior sustentabilidade ambiental, restaurando, valorizando e protegendo os espaços públicos face aos ricos a que a população está sujeita devido às alterações climáticas”.
Nesta candidatura está também prevista a criação de uma nova zona verde, no Loteamento da Somague, englobando a plantação de quase 150 espécies arbóreas e mais de 2500 herbáceas, tendo como finalidade o melhoramento deste espaço urbano, proporcionando mais qualidade de vida a todos os que vivem e passeiam naquela zona da vila.
O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo considera que este projecto “irá renovar e valorizar dois dos largos mais emblemáticos do centro da vila, criando também um novo espaço para os munícipes”. Carlos Condesso adianta que “estas alterações são ainda mais importantes por terem em conta as alterações climáticas e o que elas têm provocado, sendo uma forma de as combater e de dar mais qualidade de vida a quem vive cá e a quem nos visita”.
Esta candidatura enquadra-se no Programa Operacional Competitividade e Internacionalização (COMPETE 2020).