Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai promover, de 7 a 10 de Julho, a Recriação Histórica da Batalha de Castelo Rodrigo. A iniciativa evoca uma das mais importantes batalhas da Guerra da Restauração da Independência, travada a 7 de Julho de 1664, que opôs a armada lusitana, comandada por Pedro Jacques de Magalhães, às forças espanholas, culminando com uma importante vitória portuguesa.
Ao longo dos quatro dias do evento, a autarquia vai realizar diversas iniciativas, em que se destacam, entre outras, a recriação da batalha final na aldeia de Mata de Lobos, cortejos pelas ruas da Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, espectáculos com músicas e danças seiscentistas e o milagre de Nossa Senhora de Aguiar.
O município de Figueira de Castelo Rodrigo também pretende inaugurar o Centro Interpretativo da Batalha de Castelo Rodrigo, no dia 7 de Julho. Este equipamento está em obras há vários anos e tem demorado a concretizar-se, tendo sido uma prioridade para o actual executivo a sua abertura, de maneira a ficar disponível, no mais curto espaço de tempo, com o objectivo de atrair novos fluxos turísticos.
Com a finalidade retratar autenticamente o ambiente vivido naquele conturbado período seiscentista, estão abertas as inscrições, até dia 24 de Junho, para todas as associações, mercadores, artífices, artesãos ou outros artistas que queiram participar nesta comemoração.
O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo adianta que esta recreação histórica vai “oferecer à população e visitantes a possibilidade de regressarem ao passado, revivendo da forma mais genuína a grandeza e a importância desta batalha a nível nacional”. Carlos Condesso acrescenta que esta celebração quer “envolver os cidadãos nas diversas actividades, como participantes ou espectadores, aproveitando os cenários idílicos de Castelo Rodrigo e Mata de Lobos para homenagear os nossos antepassados e esta importantíssima vitória que ajudou a definir o futuro de Portugal”.
Recorde-se que a Batalha de Castelo Rodrigo desferiu-se a 7 de Julho de 1664, no lugar da Salgadela (donde o nome alternativo por que é conhecida - batalha da Salgadela), freguesia da Mata de Lobos, no termo do concelho de Castelo Rodrigo, e onde consta um padrão comemorativo.