Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai lançar um concurso público com o objectivo de “adquirir um Seguro de Saúde Municipal”.
Este seguro, em regime de prestação convencionada, terá de dar resposta às seguintes necessidades prioritárias: O grupo de pessoas seguradas são os residentes no Concelho de Figueira Castelo Rodrigo; A rede de prestadores de cuidados de saúde da seguradora deverá existir num raio de acção inferior a 150 Kms); A disponibilidade de serviços de consulta de qualquer especialidade deverá ser realizada em tempo não superior a 7 dias; O preço base a contratualizar será de 300.000 euros por ano.
O Presidente da Câmara, Paulo Langrouva, justifica esta medida pelo facto de “há muito que é do conhecimento geral, e das entidades de saúde em particular e é sentido no dia-a-dia pelos cidadãos do concelho de Figueira Castelo Rodrigo, que há desigualdades no acesso à saúde”.
Adianta que “o Centro de Saúde, que chegou a ter 9 médicos, tem hoje 3 e, brevemente ficará reduzido a 2”. Por esta razão o “direito de acesso básico, que é o direito a uma consulta geral, deixará de existir.
Paulo Longrouva esclarece também que “o direito aos cuidados de saúde primários, como consultas de especialidades ou serviços de diagnóstico é algo que os Figueirenses há muito não dispõem”. E adianta que os poucos que têm acesso aos cuidados de saúde primários “fazem-no a custos elevados, dada as deslocações que efectuam e a ausência de comparticipação”.
O autarca refere que “os Figueirenses não têm o direito à saúde, havendo uma violação permanente do princípio constitucional e do princípio da equidade no acesso, dadas as evidentes desigualdades com outros cidadãos”. Em comunicado, Paulo Longrouva explica que “a autarquia de Figueira Castelo Rodrigo que tem como lema ‘A nossa obra é cuidar das pessoas’, não pode ficar indiferente a esta situação” e vai lançar um concurso público, tendo em vista adquirir um Seguro de Saúde Municipal. Com o objectivo de esclarecer a situação agendou uma conferência de Imprensa para hoje (9 de Outubro), na Casa da Cultura de Figueira de Castelo Rodrigo, às 16.00 horas.