Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigou voltou a aumentar o valor das bolsas de estudo atribuídas aos estudantes do concelho de Figueira de Castelo Rodrigo que ingressaram no Ensino Superior ou em Cursos de Especialização Tecnológica no presente ano lectivo, de acordo com índice de preços do consumidor feito no Instituto Nacional de Estatística.
A autarquia presidida por Carlos Condesso refere que “depois de um aumento para 746,11 euros no ano passado, valor que não era alterado desde 2011, a Câmara Municipal aumentou novamente este apoio para os 804,53 euros por estudante, num aumento de praticamente 8% em relação ao ano anterior”.
Em comunicado, a autarquia explica que “para se candidatem às bolsas de estudo, os alunos interessados devem ter sido residentes no concelho, frequentado a Escola Secundária de Figueira de Castelo Rodrigo, tendo realizado lá o ensino secundário no caso de terem ingressando no Ensino Superior, ou frequentado o 10.º e 11.º anos, no caso de terem seguido um Curso de Especialização Tecnológica”. E acrescenta: “Caso sejam alunos que foram residentes no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, devem ter frequentado outro estabelecimento de ensino, desde que tenham frequentado uma área de estudos que não se encontrava disponível no Agrupamento de Escolas”.
Para o Presidente da Câmara de Figueira de Castelo Rodrigo este novo aumento “é justo e necessário, estando consciente dos graves problemas financeiros que a inflação, os juros dos empréstimos e os preços dos cabazes alimentares estão a causar aos agregados familiares”.
Carlos Condesso refere que “é importante dar este apoio no início do ano lectivo, para os estudantes e famílias fazerem face às primeiras despesas, sabendo que é uma mudança que obriga a gastos adicionais e a muitas alterações e deslocações”.
Os alunos interessados devem preencher os documentos disponíveis no site institucional do Município e entregá-los na câmara Municipal, estando o período de candidaturas aberto até dia 31 de Outubro de 2022.