Figueira de Castelo Rodrigo
Nos dias 12, 13 e 14 de Junho, a Associação Transumância e Natureza (ATN) celebra o seu 15.º aniversário, com um programa bastante diversificado, que envolve conferências sobre conservação da natureza e actividades na Reserva da Faia Brava. A participação é gratuita, mediante inscrição, e está aberta a toda a comunidade.
Passaram 15 anos desde a primeira propriedade adquirida, com o propósito de apoiar a reprodução de um casal de águia de Bonelli, que escolheu as arribas do Côa para nidificar. Desde então, a vontade em fazer mais e diferente foi movendo a equipa, dedicada em preservar os valores naturais do Vale do Côa, e graças ao apoio de mais de 600 sócios e um conjunto alargado de doadores, mecenas e parceiros, a ATN e a Reserva da Faia Brava são agora um reconhecido exemplo de conservação a nível nacional e internacional.
Nesta celebração a ATN faz uma retrospectiva aos 15 anos de trabalho realizados no Vale do Côa, e apresenta a sua visão para os próximos 15 anos, com o lançamento oficial do seu novo plano estratégico de conservação.
No dia 12 de Junho, a sessão oficial de abertura contará com a presença de Miguel de Castro e Neto, Secretário de Estado do Ordenamento de Território e Conservação da Natureza, Paula Sarmento, presidente do Conselho Directivo do Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas, Frans Schepers, director executivo do Rewilding Europe e Paule Gros, directora do Programa Mediterrâneo da Fundação MAVA. Durante o período da tarde será inaugurada uma nova área de vedação na Reserva da Faia Brava, que será celebrada com a introdução de cavalos de raça garrana. Seguir-se-á uma pequena caminhada na Reserva e um Porto de honra. À noite haverá uma sessão especial de observação de astros, com ponto de encontro marcado às 21.30 horas na aldeia de Algodres, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo.
No dia 13 de Junho, sábado, realiza-se uma conferência subordinada ao tema “Conservação da Natureza para o Futuro” e durante o período da tarde decorrerá um passeio guiado à zona sul da Faia Brava, acompanhada por técnicos de biologia, geologia e botânica. Será ainda visitado um núcleo de pintura, que será apresentado por Mário Reis, arqueólogo do Parque Arqueológico do Vale do Côa.
O dia 14 de Junho, domingo, decorrerá inteiramente na Reserva, começando bem cedo com uma sessão de observação de alimentação de abutres, seguida de uma sessão de anilhagem de aves. Posteriormente decorrem na Reserva vários workshops que cada um poderá optar: monitorização de aves rupícolas, actividades para crianças, identificação de pegadas e vestígios de carnívoros, etc.