Figueira de Castelo Rodrigo


A Igreja do Colmeal, no concelho de Figueira de Castelo Rodrigo, está a ser alvo de uma requalificação profunda. No dia 12 de Setembro, foi assinado e homologado, no empreendimento turístico Comeal Countryside Hotel, o contrato que irá ter a sua área de intervenção, no interior da Igreja Paroquial de São Miguel do Colmeal.
Na assinatura do documento estiveram presentes, o Secretário de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, Sónia Ramalhinho da DGAL, Maria José Castanheira Neves da CCDR, o Padre Monteiro Espinha e o Presidente da Câmara Municipal, Paulo Langrouva.
O Município de Figueira de Castelo Rodrigo refere que “sempre esteve na linha da frente no apoio à recuperação deste lugar, onde reina a paz e o silêncio e tudo fará para que continue a ser um local aprazível que hoje conhecemos”.
Após mais de 50 anos de abandono, a Aldeia do Colmeal esteve desabitada até 2015. Pertence à União das freguesias do Colmeal e Vilar Torpim, município de Figueira de Castelo Rodrigo. Em 1956, a então proprietária decidiu quebrar os vínculos que tinha com a população que aí residia e recorreu ao tribunal para expulsar os habitantes. A proprietária acabou por ganhar em tribunal. Os populares não aceitaram e a Guarda Nacional Republicana viu-se obrigada a intervir para expulsar os resistentes no dia 10 de Julho de 1957.
Durante o tumulto houve casas queimadas e registaram-se mesmo alguns mortos entre os populares da localidade. A população foi expulsa colectivamente da localidade ficando as casas abandonadas. Na altura, os habitantes tiveram que se deslocar para outras localidades do município de Figueira de Castelo Rodrigo.
Actualmente a aldeia está parcialmente reconstruida, tendo sido aproveitada para a implementação do hotel de 4 estrelas “Colmeal Countryside Hotel”, onde acolhe turistas.