Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai promover nos fins-de-semana de 4 a 6 e 11 a 13 de Março, no recinto da Feira Quinzenal, uma mostra de produtos regionais, acompanhada de diversas actividades musicais, culturais e desportivas, no âmbito da iniciativa “Figueira de Castelo Rodrigo - Rainha da Amendoeira em Flor”.
“Este certame tem como objectivo reunir diferentes iniciativas num recinto devidamente pensado e preparado para acomodar confortavelmente os participantes e visitantes que se deslocam a Figueira de Castelo Rodrigo nestes dois fins-de-semana do mês de Março”, explica a Câmara Municipal, presidida por Carlos Condesso. A autarquia, sabendo da importância e da relevância histórica que as amendoeiras em flor têm nesta região, sendo celebradas há 81 anos, aposta num conceito diferente para promover os produtos regionais, atraindo visitantes e estimulando a economia local.
O Presidente da Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo explica que esta iniciativa “visa promover tudo o que de bom se faz na nossa terra, aliando os produtos locais, que tanta qualidade têm, à magnífica paisagem que vai forrar-se de flores em todas as amendoeiras e que tornam o Concelho um ponto obrigatório de visita nesta altura do ano e que tanto orgulha os nossos conterrâneos”.
Carlos Condesso adianta que esta festa “para além da vertente histórica e social, servirá também de tónico para aumentar a auto-estima de todos que se foi perdendo devido à pandemia e todas as dificuldades que trouxe consigo”. E acrescenta: “O programa foi pensado para ser diversificado e conseguir atrair novos fluxos turísticos para a nossa região, bem como despertar o interesse de novos públicos que pretendem contemplar a natureza em festa”.
O evento apresenta um programa diversificado de actividades a nível desportivo, cultural e musical. Do cartaz fazem parte artistas de renome nacional de música popular, mas há, também, uma aposta clara nos artistas e bandas locais.
A vertente desportiva envolve jogos tradicionais, caminhada, Raid TT e um passeio de bicicletas denominado “BTT nos Trilhos da Amendoeira em Flor”.
Para os mais novos estão programadas actividades como: o “Zumba Kids” e o “Tik Tok Dance”.
Associada às comemorações da festa das amendoeiras em flor realiza-se a tradicional Feira do Almendro, em Barca D’Alva, no dia 6 de Março. Uma feira transfronteiriça que reúne portugueses e espanhóis numa tradição que é assinalada com a plantação de uma amendoeira.