Figueira de Castelo Rodrigo


A Câmara Municipal de Figueira de Castelo Rodrigo vai promover nos dias 31 de Julho e 1 de Agosto, o 1.º Marofa Folk & Blues Fest 2015 - 1.º Festival Internacional de Folk e Blues de Figueira de Castelo Rodrigo. O Município refere que, “no âmbito da sua intervenção cultural, pretende com esta iniciativa, acima de tudo, dar a conhecer o concelho e coloca-lo na rota dos grandes festivais de música”.
A 1.ª edição do Marofa Folk & Blues Fest 2015 irá decorrer bem no coração da emblemática Aldeia Histórica de Castelo Rodrigo, no Palácio Cristóvão de Moura. “É um espaço magnífico para assistir a um Festival de Folk & Blues e assim atrair, um público vasto, conhecedor e apreciador deste tipo de música. Um evento que dá ao público nacional e internacional, como é o caso da vizinha Espanha, a oportunidade de aliar a uma forte componente turística e gastronómica, uma música que por si só, tem o poder de envolver as pessoas com o seu ritmo marcado e a simplicidade da sua componente harmónica”, é referido. No dia 31 de Julho, o certame abrirá às 21.30 horas com o Bando do Rei Pescador, um grupo do Porto, tendo como seu fundador Orlando Mesquita, o fundador do grupo King Fisher Band, uma incontornável banda de folk nacional. Na segunda parte da noite, pelas 23.00 horas, André Indiana apesenta o seu projecto de blues - Indiana Blues Band, recheado de talentosos músicos nacionais. No dia 1 de Agosto, às 21.30 horas, Flávio Martins apresenta o seu mais recente projecto, Senhor Vadio. Uma ligação entre a música tradicional portuguesa, a morna e o tango. Na segunda parte, pelas 23.00 horas, actuará uma das mais importantes bandas de blues acústico da Península Ibérica, a Miki Nervio & The Blues Makers, da Corunha.
O 1.º Marofa Folk & Blues Fest 2015 promete agitar as noites quentes de Verão, “num ambiente quase intimista entre músicos e público. Uma combinação perfeita para todos os amantes de boa música, e muita animação”, refere a autarquia. O bilhete diário de entrada terá a quantia simbólica de 2 euros.