Videmonte e Trinta


As aldeias de Videmonte e Trinta, no concelho da Guarda, vão receber nos dias 31 de Julho, 1 e 2 de Agosto, o Festival Pão Nosso, que inclui a realização de um roteiro pelos fornos de Videmonte e a festa da bola de azeite dos Trinta. O certame também contempla a realização de uma feira tradicional do pão, o ciclo do pão - reconstituição etnográfica, a realização da festa do padeiro e um roteiro gastronómico. Estão também agendadas várias actividades culturais e de animação.
O Festival Pão Nosso começa pelas 19.00 horas de sexta-feira, em Videmonte, com a realização do roteiro “Poemas de Pão”, seguindo-se um concerto com o projecto de música folk “Bazarelhos” (22.00 horas) e contos encenados por Elisabete Fernandes, do Aquilo Teatro (23.00 horas). No sábado haverá um roteiro pelos Fornos de Videmonte (das 9.00 às 12.00 horas), um almoço tertúlia sobre “Pão Nosso da Guarda” (Trinta, às 12.30 horas), reconstituição etnográfica da malha tradicional com actuação do Grupo de Amigos de Concertinas de Videmonte (16.00 horas), degustação de bola de azeite dos Trinta (Trinta, 16.30 horas), ciclo do pão - reconstituição etnográfica com o Rancho Folclórico de Videmonte e com o Grupo Amigos das Concertinas de Videmonte (17.30 horas), concerto pelos Roncos do Diabo + Grupo de Percussão de Valhelhas (21.30 horas), espectáculo pelo projecto musical “Oh Moletes” (22.30 horas) e festa do padeiro com DJ Bay e Filipe Barbosa (00.00 horas). No domingo, realiza-se uma caminhada pela Serra de Videmonte (9.00 horas), feira tradicional do pão (10.00 – 19.00 horas), missa como homilia ao pão (10.00 horas), ciclo do pão - reconstituição etnográfica com o Rancho Folclórico de Videmonte e com a actuação do Grupo Amigos das Concertinas de Videmonte, actuação do Grupo de Cantares da Arrifana (18.00 horas) e exibição do filme do 2.º Festival Pão Nosso, por Filipe barbosa (21.00 horas).
Durante os três dias da iniciativa haverá várias actividades complementares como o camião pedagógico do Museu do Pão, jogos tradicionais (pela Associação de Jogos Tradicionais da Guarda), um roteiro gastronómico pelos restaurantes da aldeia dos Trinta e animação infantil, entre as 15.00 e as 18.00 horas.
A Câmara Municipal da Guarda tem como parceiros na realização do evento, o Rancho Folclórico de Videmonte, a Junta de Freguesia de Videmonte e a União de Freguesias da Corujeira e Trinta.
O Festival Pão Nosso está incluído no Ciclo de Festivais de Cultura Popular organizado pela Câmara Municipal da Guarda para divulgar o património cultural material e imaterial, efectivo e afectivo, das comunidades envolvidas, alertar para a necessidade de preservação deste mesmo património, ajudando a perpetuar o saber pelas gerações mais novas, valorizar produtos e tradições singulares e a sua autenticidade, aumentar o potencial de dinamização da base económica e produtiva local, atrair visitantes da região e do país e dinamizar a região.