Guarda | Aldeia do Bispo


A Festa da Santa Cruz, em Aldeia do Bispo, concelho da Guarda, regressa, este ano, de forma presencial, no primeiro Domingo de Maio, dia 1. Depois de dois anos, devido à pandemia, a festa se ter limitado à celebração da Eucaristia, presidida pelo Bispo da Guarda e com um grupo restrito de pessoas, grupo coral e técnicos, para a sua transmissão pela Internet e algumas rádios locais, vai retomar o seu perfil tradicional e secular.
Do programa faz parte, no dia 30 de Abril, pelas 20.30 horas, a procissão das velas, da Capela para a Igreja Matriz, com a imagem do Senhor da Santa Cruz, seguida de Missa solenizada.
No domingo, dia 1 de Maio, às 13.30 horas, tem lugar a procissão, também com as imagens de Nossa Senhora e alguns Santos, seguida de Missa Solene, às 14.00 horas, presidida por D. Manuel Felício.
Nesse dia, a Banda Filarmónica Torroselense Estrela d’Alva, fará uma actuação no Jardim José de Lemos, na cidade da Guarda, às 11.00 horas, lembrando os tempos antigos em que a Festa da Santa Cruz era no dia 3 de Maio, feriado Municipal. De tarde, haverá tempo para as tradicionais merendas, para convívio dos amigos.
No dia 2 de Maio haverá Missa na Capela às 14.30 horas, seguida de arrematação de ofertas e animação com jogos tradicionais.
No dia 8 de Maio, a partir das 14.00 horas, haverá exposição de animais de gado, lanche convívio com a população.
Às 20.00 horas será celebrada Missa, solenizada, seguida de Procissão de velas com a imagem de Nossa Senhora para a Igreja Matriz, tendo presentes duas intenções e pedidos, o fim da pandemia e o fim de uma guerra “injusta e selvagem da Rússia contra a Ucrânia e a paz verdadeira entre os povos”.
O pároco de Aldeia do Bispo, padre Virgílio Ardérius, lembra que “durante as festas, deverão ter-se em conta as recomendações da Direcção Geral da Saúde”.