Tortosendo


A Associação Move Beiras e a Junta de Freguesia do Tortosendo vão organizar a exposição Rails do Progresso, que será inaugurada no dia 12 de Novembro, no Tortosendo.
Esta exposição, que já passou por Vila Velha de Ródão, Entroncamento e Covilhã, resulta de uma parceria entre o Museu Nacional Ferroviário, o Município de Vila Velha de Ródão e o projecto Rail Fest, criado em 2021 no âmbito das celebrações do ano europeu do transporte ferroviário.
A exposição conta com a história da inauguração da Linha da Beira Baixa, entre Abrantes e a Covilhã a 6 de Setembro de 1891, onde o Tortosendo fez parte deste dia por ter atapetado a linha com flores para a passagem do comboio Real.
Este local estará apetrechado com peças de antigos trabalhadores, estações e modelismo ferroviário.
A sessão de abertura contará com uma mesa redonda sobre o tema “Beira Interior - O Futuro da Ferrovia” no dia 12, pelas 15.00 horas. Na sessão de encerramento, no dia 27 de Novembro, à 15.00 horas, haverá uma mesa redonda cujo assunto é “Comboios com História”.
A exposição ‘Rails do Progresso’ estará disponível para visita gratuita entre os dias 12 e 27 de Novembro nos seguintes horários: segunda a sexta-feira das 15.00 às 19.00 horas; sábado e domingo das 10.00 às 12.30 horas e das 14.00 às 19.00 horas.