Gastronomia | Evento decorre de 13 a 15 de Maio


Duplicar o número de restaurantes aderentes nos municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia, é o grande desafio da 2ª edição Borrego Serra da Estrela DOP que vai decorrer de 13 a 15 de Maio. Organizado pela Estrelacoop, o evento vai ser promovido no mercado espanhol e tem previsto showcookings com Chefs conceituados ao longo de 3 dias de experiências gastronómicas únicas que convidam a visitar e a ficar no território. Recentemente, a Estrelacoop formalizou um protocolo de cooperação com municípios da Região Centro para valorização, promoção e incentivo à produção do Borrego Serra da Estrela DOP e dinamização deste evento.
A segunda edição Borrego Serra da Estrela DOP é uma das grandes apostas de promoção e dinamização da região.
O evento envolve as várias organizações da região, a Estrelacoop, a Associação Nacional de Criadores Ovinos da Serra da Estrela (ANCOSE), onde o borrego DOP é produzido, assim como os restaurantes, os hotéis, as câmaras municipais e os postos de turismo. “A uns caberá a divulgação e dinamização do evento, a outros caberá incluir na sua oferta gastronómica, a confecção tradicional ou reinvenção de um prato com a carne de borrego DOP”, adianta a organização.
Serão três dias de experiências gastronómicas únicas em que os mais de 30 restaurantes, que se associam à 2ª edição do Borrego Serra da Estrela DOP, garantem nos seus menus, pelo menos, 1 prato confeccionado com Borrego Serra da Estrela DOP. Entre os pratos não vão faltar os típicos Borrego à Canastra, Borrego Assado no Forno, o Ensopado de Borrego, Borrego grelhado e novas leituras gastronómicas deste produto, como o crocante de Borrego Serra da Estrela DOP.
Durante o evento haverá três showcookings com chefs conceituados: o primeiro acontece ‘fora de portas’ a 13 de Maio em Lisboa, no restaurante “Abeira-te” e contará com a confecção de um prato de borrego pelo Chef Chakall; a 14 de Maio, no restaurante “O Gouveia”, em Oliveira do Hospital, será a vez do Chef João Quaresma demonstrar os atributos desta carne nobre e tenra criada nos prados da Serra; e a terminar, a 15 de Maio, o restaurante “Sabores da Serra”, no Hotel Eurosol de Gouveia, contará com o showcooking da autoria do Chef Paulo Cardoso.
A Estrelacoop – Cooperativa dos Produtores de Queijo Serra da Estrela, CRL é o agrupamento gestor da Denominação de Origem Protegida (DOP) do Queijo Serra da Estrela, do Queijo Serra da Estrela Velho, do Requeijão Serra da Estrela e do Borrego Serra da Estrela.

Protocolo de cooperação Borrego Serra da Estrela DOP
A cooperação institucional e o apoio na dinamização da 2ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, com vista à promoção deste produto de excelência nos concelhos e na região da Serra da Estrela e na captação de novos visitantes a este Território, são os objectivos do protocolo firmado entre os Municípios da Região, Turismo Centro de Portugal e a Estrelacoop, durante um almoço no Museu do Pão, em Seia, no dia 3 de Maio.
Os municípios de Celorico da Beira, Fornos de Algodres, Gouveia, Mangualde, Manteigas, Nelas, Oliveira do Hospital e Seia acordaram estabelecer este acordo de cooperação até porque “este acordo tem no seu âmago a Valorização, Divulgação e Promoção do uso da Denominação de Origem Protegida do Borrego Serra da Estrela e, em simultâneo, preservar e defender este produto que se mantém na forma tradicional de maneio, conferindo à carne características organolépticas diferenciadas e únicas”, explica o presidente da Estrelacoop, Joaquim Lé de Matos. Tanto a Estrelacoop, como as entidades parceiras, a Ancose, Turismo Centro de Portugal, e municípios comprometem-se na cooperação institucional e no apoio à dinamização da 2ª Edição do Borrego Serra da Estrela DOP, que acontece de 13 a 15 de Maio.