Guarda


Mais de trezentos produtores participaram no 9.º Encontro Nacional de Produtores de Mirtilo que decorreu na Guarda, nos dias 22 e 23 de Novembro.
O evento foi promovido pela Associação Nacional de Produtores de Mirtilo – ANPM, em conjunto com a Cooperativa AgroGuarda e com o apoio da Câmara Municipal da Guarda e o Teatro Municipal.
Este encontro de profissionais da produção de mirtilos reflectiu sobre a dinâmica da fileira do mirtilo, bem como a relevância que tem ganho pelo aumento do número de produtores, de área instalada e do consequente impacto social e económico no sector agrícola.
A fitossanidade, a utilização de mirtilos na área da saúde, os recursos humanos, a comercialização, a fisiologia da planta e as suas implicações na cultura foram alguns dos temas apresentados e debatidos nas sessões de trabalho que decorreram no primeiro dia do evento, com a intervenção de oradores nacionais e internacionais que se destacam no sector, como Rebecca Darnell, professora emérita da Universidade de Flórida. As palestras abordaram temáticas de acordo com a realidade de produção, comercialização e distribuição de mirtilos no panorama nacional e internacional.
O primeiro dia terminou com um jantar de gala onde foram entregues prémios aos projectos inovadores e de reconhecimento de mérito de pessoas que têm contribuído para o desenvolvimento e dinâmica da fileira do Mirtilo em Portugal.
No segundo dia os participantes tiveram oportunidade de visitar a exploração JSC Berries, em Argomil, no concelho de Pinhel e participar numa sessão de networking com alguns comercializadores de mirtilo.