Distinção da Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza
Distrito da Guarda tem três praias fluviais com qualidade ouro

A Quercus - Associação Nacional de Conservação da Natureza classificou as praias fluviais de Vale do Rossim (Gouveia), Valhelhas (Guarda) e Loriga (Seia) com qualidade de ouro.
No início do principal período de época balnear, que teve lugar a 1 de Junho, e à semelhança dos anos anteriores, a Quercus identificou, de acordo com critérios estabelecidos pela própria associação, as águas balneares em Portugal classificadas como tendo qualidade de ouro, com base na informação pública oficial, disponibilizada pela Agência Portuguesa do Ambiente.
A avaliação, efectuada pela Quercus, e que não envolve qualquer processo de candidatura, é mais limitada em comparação com os múltiplos critérios para atribuição da Bandeira Azul, ao basear-se apenas na qualidade da água das praias. Contudo, acaba por ser mais exigente neste aspecto em específico, para além de incluir todas as águas balneares.
O objectivo da Quercus é realçar as praias que ao longo de vários anos (5, neste caso), apresentam sistematicamente uma água balnear de boa qualidade ou qualidade excelente (tendo em conta a classificação da legislação em vigor), e que, nesse sentido, oferecem uma maior fiabilidade no que respeita à qualidade da água.
Ficam de fora desta lista as águas balneares cuja classificação como tal abranja menos de cinco anos e aquelas que só mais recentemente viram resolvidos os seus problemas de poluição ou onde se tenha verificado na última época balnear uma qualquer análise de qualidade inferior à estabelecida como mínimo pela Quercus.
Em comparação com 2013, há mais 19 praias com qualidade de ouro, num total de 355 das 544 águas balneares. Das praias identificadas, 322 são costeiras, 28 são interiores e 5 são de transição.
Tal como nos anos anteriores, a Quercus voltou a disponibilizar aos 93 municípios com zonas balneares distinguidas a Bandeira oficial das Praias com Qualidade de Ouro 2014, que pode ser afixada pelas autarquias à entrada das praias galardoadas.