No Politécnico da Guarda


O Instituto Politécnico da Guarda, em parceria com Centro de Investigação em Ciências do Desporto, Ciências da Saúde e Desenvolvimento Humano (CIDESD), vai promover, nos dias 14 e 15 de Novembro de 2014, o Congresso Internacional de Exercício e Performance Desportiva (CIDESD 2014 International Congress of Exercise and Sports Performance).
O CIDESD 2014, e de acordo com a organização, pretende ser “um espaço de confluência entre académicos, treinadores e atletas que possibilite interações científicas relevantes, enquanto suporte para intervenções mais qualificadas ao nível da prescrição de exercício e da performance desportiva”.
Este congresso vai contar com intervenções Prof. Doutor Per Tesch (Karolinska Institute Estocolmo – Suécia), e do Prof. Doutor Christopher Carling (University of Central Lancashire – Reino Unido) e do Prof. Ignácio Royo (Subdirector General de Deporte y Salud - Consejo Superior de Deportes do Ministério de Educación, Cultura y Deporte), entre outros igualmente com projeção académica internacional.
De referir que Per Tesch é reconhecido mundialmente pelos avanços produzidos na área da fisiologia muscular e suas adaptações ao treino em diferentes condições. Este professor desenvolve também projetos de investigação com a Agencia Espacial Europeia que visam melhorar o conhecimento sobre as adaptações fisiológicas induzidas aos astronautas na ausência da gravidade, bem como o desenvolvimento de novos equipamentos a utilizar no treino dos astronautas no espaço. “Atualmente é inegável a contribuição da ciência para a otimização do desempenho motor humano (seja no desporto ou tarefas motoras da vida diária), bem como para a promoção da saúde através da atividade e exercício físico”, acentua a organização deste evento.
A submissão de comunicações deverá ser feita até 15 de Setembro, podendos os interessados obter informações adicionais – relativas ao programa científico e inscrição – em http://www.ipg.pt/cidesd2014/.