Espanha


O Seminário Diocesano de San Cayetano, em Ciudad Rodrigo (Espanha), diocese vizinha da Guarda, está a comemorar 250 anos de fundação. Desde segunda-feira, 25 de Novembro, que a data está a ser assinalada com diversas iniciativas.
Na terça-feira, 26 de Novembro, data da fundação, Dom Jesús García Burillo, Bispo Administrador Apostólico da Diocese de Ciudad Rodrigo, presidiu à Eucaristia solene em homenagem a São Cayetano, a que se seguiu a inauguração dos trabalhos do claustro do Seminário, bem como do busto de D. Cayetano Cuadrillero, fundador do Seminário.
De 26 a 29 de Novembro, está a decorrer, no Teatro Nuevo Fernando Arrabal, um congresso sobre “O Seminário de San Cayetano: passado, presente e futuro, sobre a história do Seminário Diocesano”.
O encerramento do congresso está marcado para esta sexta-feira, 29 de Novembro, com a conferência com o Monsenhor Joan-Enric Vives Sicilia, arcebispo de Seu d’Urgell e presidente da Comissão Episcopal de Seminários e Universidades da CEE.
Pelas 22.00 horas (menos uma hora em Portugal) terá lugar o concerto de encerramento do Congresso Duc in Altum pelo Tomás Luis de Victoria, da Pontifícia Universidade de Salamanca, na igreja de El Sagrario.
No sábado, 30 de Novembro, às 12.30 horas (menos uma em Portugal), Dom Ricardo Blázquez Pérez, Arcebispo de Valladolid e Presidente da Conferência Episcopal Espanhola, preside à Eucaristia de encerramento do 250º aniversário da Fundação do Seminário, na Catedral de Ciudad Rodrigo.