Celorico da Beira


A Câmara Municipal de Celorico da Beira vai realizar, entre sexta-feira e o dia 21 de Fevereiro, várias actividades de animação da vila e de dinamização da actividade económica com a realização de mais uma edição da Feira do Queijo Serra da Estrela.
Durante os dias do certame haverá feiras de queijo, de produtos regionais e de artesanato, animação, espectáculos musicais, uma caminhada pela “Rota do Queijo”, um desfile de Carnaval e um espectáculo de folclore, entre muitas outras iniciativas. Está também agendada a realização de um Roteiro Gastronómico pelos restaurantes do concelho onde o queijo fará parte obrigatória das ementas.
O programa começa na sexta-feira, dia 13 de Fevereiro, pelas 9.00 horas, com a abertura da Feira do Queijo, Produtos Regionais e Artesanato. Ao longo do dia haverá animação, um Desfile Carnavalesco da Comunidade Educativa do Concelho (10.45 horas), degustação de queijo (16.00 horas), a abertura oficial do “Cantinho do Petisco” (no edifício do Mercado Municipal (18.30 horas) e um espectáculo musical pelo Grupo HI-FI (22.00 horas). No sábado, 14 de Fevereiro, às 10.00 horas, reabre a Feira do Queijo, Produtos Regionais e Artesanato, haverá animação durante o dia, degustação de borrego (16.30 horas) e Revista à Portuguesa com a comédia “Cucurrucucu” (Centro Cultural, 22.00 horas). Para domingo, está programada a realização da Caminhada Passaporte “Rota do Queijo” (8.30 horas), a reabertura da Feira do Queijo, Produtos Regionais e Artesanato (10.00 horas), um Desfile de Carnaval das Freguesias pelas ruas da vila (13.30 horas), um espectáculo de folclore (15.30 horas) e um baile de máscaras com o conjunto musical “Kapittal”. Para sábado, dia 21 de Fevereiro, está programada a reabertura da Feira do Queijo, Produtos Regionais e Artesanato (10.00 horas), uma mega aula de Zumba (11.00 horas) e, entre as 13.30 e as 20.00 horas, a transmissão em directo, a partir do Mercado Municipal, do programa da RTP “Aqui Portugal).
Com a Feira do Queijo 2015 a Câmara Municipal de Celorico da Beira pretende divulgar aquele produto e homenagear os pastores e as queijeiras do concelho que tem o epíteto de “Capital do Queijo Serra da Estrela”.
De acordo com o presidente da autarquia, José Monteiro, naquele concelho existem actualmente mais de 60 produtores, sendo que 22 estão a produzir queijo certificado. “É um sector que emprega muita gente, na ordem das 400 pessoas, o que equivale à presença de uma multinacional no concelho”, reconhece o presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira. O autarca indicou que o seu Município tem apoiado os produtores locais suportando os custos com o licenciamento das queijarias, com a certificação do queijo e com a implementação do processo do Sistema HACCP - Análise de Perigos e Pontos Críticos de Controlo.
José Monteiro adiantou ainda que a vila de Celorico da Beira é, “desde há muito”, considerada a Capital do Queijo Serra da Estrela, lembrando que acolheu, em 1287, por decreto do Rei D. Dinis “a primeira feira do queijo realizada” em Portugal.
A Feira do Queijo de Celorico da Beira também está a ser promovida em Espanha, no eixo que vai de Vilar Formoso até Salamanca, para que os espanhóis possam deslocar-se ao Município, que possui muito património histórico e produz “o queijo mais famoso de Portugal”.