Celorico da Beira


O município de Celorico da Beira inaugurou esta segunda-feira, o projecto “Casas do Castelo”, que faz a ligação com o castelo de Celorico da Beira, foi inaugurado esta segunda-feira, 23 de Maio, dia do Feriado Municipal, que coincide com a data de nascimento de Sacadura Cabral.
A requalificação do espaço “Casas do Castelo” resultou da reabilitação de dois imóveis adquiridos pelo município, que custou 550 mil euros e teve uma comparticipação comunitária de 85%.
As “Casas do Castelo” albergam neste momento uma exposição temporária alusiva a Sacadura Cabral e Gago Coutinho, com espólio disponibilizado pelos museus da Marinha e do Ar e do comendador José da Silva Henriques que ofereceu um vasto espólio destes dois heróis que protagonizaram a primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul.
No ano em que se assinala o Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, o município de Celorico da Beira quis assinalar o Feriado Municipal com diversas iniciativas, entre 20 e 23 de Maio.
No dia do Feriado Municipal as comemorações começaram com o hastear da bandeira, na presença de várias individualidades entre as quais a Ministra da Coesão Territorial, Ana Abrunhosa. Seguiu-se a romagem à estátua de Sacadura Cabral, o descerramento de Placa comemorativa do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul e um Porto de Honra.
Para celebrar o momento do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul protagonizado por Sacadura Cabral e Gago Coutinho, dois F-16 da Força Aérea Portuguesa sobrevoaram Celorico da Beira.
Do programa de comemorações do Feriado Municipal, Dia de Sacadura Cabral, também fez parte um momento musical com os Guitardeão e o lançamento do livro “A grande aventura - Na Primeira Travessia Aérea do Atlântico Sul” de Mário Correia.
As comemorações terminaram com a actuação da Banda de Música da Força Aérea no Centro Cultural de Celorico da Beira. Estiveram em palco cerca de setenta músicos, sob a direcção do Maestro Major António Rosado.