Celorico da Beira | Carrapichana


“Promover e comercializar o genuíno borrego Serra da Estrela” bem como “divulgar a sua utilização na gastronomia local” são os grandes objectivos do Festival do Borrego, a 15 e 16 de Outubro, que também integra a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, de 17 a 23 de Outubro, na freguesia de Carrapichana, concelho de Celorico da Beira.
Este ano, o Festival conta com uma feira de artesanato e produtos da terra, leilão de borrego Serra da Estrela (DOP), tasquinhas, prova de vinhos, degustações, animação diversa, música tradicional, concertos, oficinas, actividades desportivas e culturais. “Sendo o borrego o rei da festa e a atracção principal, poderá deliciar-se com esta iguaria no recinto da feira ou, adquiri-lo no tradicional leilão e levá-lo para casa”, explica a organização. E acrescenta: “O Festival do borrego é apenas o mote para uma visita a Celorico da Beira, Capital do Queijo Serra da Estrela e região por excelência de criação de borrego”.
Gastronomia, história, património arquitectónico, cultura, tradição são alguns dos motivos apresentados para uma visita ao concelho de Celorico da Beira que, nesta altura do ano em que a natureza ganha novo encanto.
Com o intuito de impulsionar a utilização do genuíno borrego Serra da Estrela (DOP), na cozinha celoricense, nomeadamente, através da sua colocação nos cardápios dos restaurantes locais, que permitirá ao comensal degustá-lo e deliciar-se com o seu sabor único, o município de Celorico da Beira organiza a Semana Gastronómica do Borrego Raça Bordaleira, nos restaurantes aderentes.
De qualidade ímpar, a carne do genuíno borrego Serra da Estrela pode ser confeccionada de diversas maneiras, resultando sempre pratos de sabor inigualável, fruto da alimentação à base de leite materno, carregado de aromas e propriedades, que tornam a carne tenra e de cor clara.
O Festival do Borrego é organizado pela Câmara Municipal de Celorico da Beira em colaboração com diversas entidades, entre as quais a Junta de Freguesia local e a Estrelacoop.