Celorico da Beira


A Confraria da Castanha da Serra da Estrela vai promover os primeiros Encontros de Artes e Letras nas Terras Altas, nos dias 11, 12 e 13 de Novembro, em Celorico da Beira. Esta primeira edição, terá como tema a poesia no mundo digital. Num debate/conferência, serão discutidos os desafios que as plataformas digitais e redes sociais colocam à criação e, sobretudo, divulgação e partilha da linguagem poética. Segue-se um magusto poético, com um espectáculo onde serão lidos poemas seleccionados.
O evento pretende também dar a conhecer, a um público alargado, o património artístico e gastronómica do concelho. Haverá visitas guiadas ao centro histórico da vila e duas aldeias do concelho, uma exposição de pintura e eventos gastronómicos, em diversos estabelecimentos do concelho, incluindo uma prova de queijos.
As visitas pedagógicas estão programadas para o dia 12 de Novembro, com início às 10.30 horas, nos Moinhos da Rapa, com prova de castanhas e queijo Serra da Estrela curado e continuam, às 11.30 horas, na Casa Museu do Mundo Rural de Prados. A visita ao Centro Histórico de Celorico da Beira, com provas de queijo Serra da estrela no Solar do Queijo, será no domingo, 13 de Novembro, a partir das 9.30 horas.