Celorico da Beira


No Centenário da travessia aérea do Atlântico Sul e para assinalara chegada de Sacadura Cabral e Gago Coutinho, a bordo do “Fairey-17”, ao Rio de Janeiro, no dia 17 de Junho do ano de 1922, o Município de Celorico da Beira vai levar a efeito nos dias 17 e 18 de Junho, uma programação festiva, multicultural e representativa da alma e dos povos envolvidos nessa viagem, com especial destaque para Portugal, Cabo Verde e Brasil. O evento encerra as Comemorações do Centenário da Travessia Aérea do Atlântico Sul, em Celorico da Beira.
A autarquia adianta que a festa vai decorrer no Jardim Parque Carlos Amaral, com cheiros e sabores beirões à mistura com outros mais quentes e picantes, acompanhados de muita música de diferentes sonoridades, desde a lusitana aos sons quentes e ritmados afro-brasileiros, criando momentos únicos, cheios de animação, alegria, colorido e dinamismo.
O programa integra Rua das Pretas com Tito Paris e Joana Amendoeira como cabeças de cartaz.
No dia 17 de Junho, pelas 21.30 horas, o palco é dos Guitardeão, um grupo de Celorico da Beira que apresenta um reportório com músicas que denotam diversas influências.
No sábado, 18 de Junho, pelas 15.00 horas, o grupo Nice Groove vai levar a efeito uma Oficina de Percussão - Batucada. Trata-se de um projecto de Música na Comunidade que une pessoas das mais variadas faixas etárias, nacionalidades e proveniências sociais e culturais. Uma batucada é composta por instrumentos de bateria de samba e inspirados em ritmos, danças e canções lusófonas. A animação continua pela tarde fora e, ao entardecer, por volta das 18.30 horas, a Associação Lagoa da Saudade vai efectuar uma demonstração de Capoeira.
Às 21.30 horas terá lugar o concerto musical Rua das Pretas, de Pierre Aderne. Trata-se de um projecto de música lusófona, multicultural que agrega fado, bossa, cante, morna, ciranda e samba, que será abrilhantado esta noite, por Tito Paris e a fadista Joana Amendoeira. No final do concerto subirão ao palco o grupo Nice Groove e os participantes no workshop (Oficina de Percussão), para uma actuação conjunta. A pensar no público jovem, a animação continua pela noite dentro, conduzida pela arte e mestria dos DJ´s, EDD e Guerrilha Sound System, no dia 17 de Junho e 18 de Junho, respectivamente.