Celorico da Beira


A Biblioteca Municipal de Celorico da Beira irá abrir as portas entre os dias 31 de Janeiro e 7 de Fevereiro, adiantou ao Jornal A GUARDA o vice-presidente da Câmara Municipal, José Luís Saúde Cabral, responsável pelos pelouros da Educação e da Cultura.
A construção do novo equipamento foi contratualizada pela autarquia no ano de 2006, mas devido a diversos contratempos a obra só agora foi finalizada, representando um investimento global da ordem de 1,088 milhões de euros.
A Biblioteca Municipal está localizada ao lado do Agrupamento de Escolas de Celorico da Beira. Trata-se de um edifício de dois andares com espaços para funcionamento da Biblioteca, Ludoteca e Internet (para consultas) e com salas para funcionamento de outro tipo de actividades. “É um espaço que apresenta excelentes qualidades até para o próprio estudo dos alunos. Uma das vantagens é a proximidade, pois dista 5 ou 6 metros do próprio Agrupamento de Escolas e permite a utilização à comunidade estudantil de uma forma mais rápida”, disse José Luís Saúde Cabral. Ainda de acordo com o autarca, existem actualmente Bibliotecas em funcionamento no Centro Cultural de Celorico da Beira e no Agrupamento de Escolas, mas não fazem parte da Rede Nacional das Bibliotecas Públicas. “Não quer dizer que quando a nova Biblioteca começar a funcionar, que anule o que existe, mas é um equipamento que servirá toda a população, principalmente a comunidade escolar”, esclareceu o vice-presidente da Câmara Municipal de Celorico da Beira.