Celorico da Beira


A festa vai chegar a Linhares da Beira, no concelho de Celorico da Beira, quando esta Aldeia Histórica celebrar, de 13 a 15 de Julho, a lenda do Tesouro da Meia-Noite. Vão ser três dias de grande animação, gastronomia e muita cultura, inseridos no ciclo de eventos “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que prometem marcar de forma inesquecível os moradores e os visitantes de Linhares. A entrada é gratuita. “Tesouro da Meia-Noite” é um evento de cariz cultural e gastronómico que pretende criar uma viagem sensorial pela aldeia, através de personagens que vivem na memória colectiva dos seus habitantes. O ambiente cénico vai levar o visitante a perder-se nos recantos públicos e privados da Aldeia Histórica de Linhares da Beira, através de um Roteiro dos Sabores onde encontrará tentadoras e saborosas surpresas.
O programa da festa é muito rico e variado. A criação de uma receita com identidade para Linhares da Beira, com produtos locais, vai ser apresentada num show cooking pelas mãos do chef Tiago Bonito, detentor de uma estrela Michelin. Receita essa que será depois degustada pelos participantes e visitantes do jantar comunitário, que acontecerá no segundo dia, mediante inscrição prévia. O Mercadinho D’Aldeia será outro método de promoção dos produtos locais de Linhares da Beira que os visitantes poderão visitar. Na vertente musical, os espectáculos de som e luz serão fundidos com séculos de História, junto do imponente castelo de Linhares. Artistas como Seiva, Omiri e Marafona irão também encantar os presentes. O teatro de rua, por sua vez, será o ponto de ligação entre o presente e o passado, através de visitas encenadas das lendas e figuras emblemáticas da aldeia.
A iniciativa “Tesouro da Meia-Noite” é o quarto momento do ciclo de eventos “12 em Rede | Aldeias em Festa”, que leva a cultura e a animação às 12 Aldeias Históricas de Portugal. Trata-se de uma iniciativa das Aldeias Históricas de Portugal e do Município de Celorico da Beira, apoiada pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional. Depois de Linhares da Beira, o ciclo “12 em Rede | Aldeias em Festa” prosseguirá com eventos nas restantes Aldeias Históricas de Portugal: Marialva (de 20 a 22 de Julho), Castelo Novo (de 27 a 29 de Julho), Castelo Rodrigo (dias 31 de Agosto e 1 de Setembro), Castelo Mendo (nos dias 14 e 15 de Setembro), Trancoso (de 5 a 7 de Outubro), Idanha-a-Velha (de 1 a 4 de Novembro), Monsanto (de 9 a 11 de Novembro) e Belmonte (de 7 a 9 de Dezembro).